Entenda melhor o Projeto Rota Certa.

Se você recebeu duas contas com as datas dos vencimentos no mesmo mês ou muito próximas, esse texto certamente vai auxiliar no seu entendimento.

O que aconteceu? Com o crescimento das cidades e a adoção de novas tecnologias pela CEMAR (localização por coordenadas geográficas), as rotas de leitura (caminho percorrido pelo profissional que realiza a leitura e entrega da conta de luz mensalmente) precisaram ser reorganizadas. Por isso foi criado o Projeto Rota Certa, que melhorará o processo de atendimento aos clientes.

Objetivo do Projeto Rota Certa? Proporcionar um atendimento mais pontual e eficiente para os clientes.

Em quanto tempo? O projeto vem sendo implantado gradativamente há mais de um ano, já contemplou vários municípios do Estado e será concluído até o fim deste ano. Apesar disto os consumidores perceberão o projeto apenas em um mês.

Pode ser que aconteça com você:

  • Alguns clientes receberão a conta com uma quantidade de dias maior que o ciclo normal, ou seja, o valor será um pouco maior que o de costume, porque o cálculo terá um período com mais dias de consumo.
  • Outros clientes receberão duas contas com vencimentos muito próximos, porém com períodos de consumo e valores diferentes. Veja o exemplo abaixo:

Estas faturas são reais e de períodos de consumo diferentes, mostrando que não se trata de cobrança em duplicidade.

  • Alguns clientes receberão suas contas com uma quantidade de dias menor que o ciclo normal, ou seja, o valor será um pouco menor que o de costume, porque o cálculo será de um período com menos dias de consumo.

Embora a mudança tenha gerado esse efeito, o projeto Rota Certa atende ao artigo 84, da legislação do setor elétrico brasileiro, a resolução 414/2010 da Aneel que diz: “§ 1º Para o primeiro faturamento da Conta Contrato, ou havendo necessidade de remanejamento de rota ou reprogramação do calendário, as leituras podem ser realizadas, excepcionalmente, em intervalos de no mínimo 15 (quinze) e no máximo 47 (quarenta e sete) dias”.

Sabendo que os efeitos podem alterar o planejamento do orçamento doméstico para alguns clientes, sobretudo aqueles que receberem duas contas com vencimentos próximos ou no mesmo mês, a Cemar concederá ao consumidor a opção de parcelamento da última das duas contas, excepcionalmente, sem juros e multa.