CUIDADOS

  • O cliente deve tomar todos os cuidados necessários ao efetuar a leitura do medidor, mantendo distância do equipamento e de seus acessórios. Em nenhuma hipótese o cliente deve tocar os fios, condutores e partes metálicas do medidor.
  • Quando for realizar a leitura do medidor, não permita a presença de crianças!
  • A energia elétrica traz benefícios, conforto e bem-estar no nosso dia-a-dia, mas é um produto que requer cuidados especiais.

IDENTIFIQUE O SEU TIPO DE MEDIDOR DE CONSUMO

Medidor de Ponteiros

Medidor de Ponteiros

É composto por quatro ou cinco círculos com números semelhantes a um relógio. É importante observar o sentido de rotação de cada "relógio", que funciona em sentido horário e anti-horário(ver setas na parte superior de cada "relógio").

O valor do número registrado da leitura depende da posição em que se encontra o ponteiro. Se ele estiver entre dois números, prevalecerá sempre o menor número.

Como calcular o consumo diário do medidor de ponteiros.

Medidor Ciclométrico

Este medidor funciona como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. A leitura é o número indicado no mostrador.

Como calcular o consumo diário do medidor ciclométrico.
Medidor Digital.

Medidor Digital

A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico.
Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra “A”.

Como calcular o consumo diário do medidor digital.

Atenção

Equipamentos no modo stand by também consomem energia elétrica. Você poderá também simular o consumo de sua Conta Contrato pelos equipamentos que possui na sua residência. Clique aqui e faça uma simulação.