Informe sua Conta Contrato

Definição

Registre caso identifique problema na tarifa, no preço da unidade de energia elétrica ou na demanda contratada indicados na fatura de energia.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior idade.

Prazo

05 dias úteis.

Definição

Registre caso identifique problema nos lançamentos que constam em sua fatura (exceto no valor da tarifa homologada pela ANEEL).

Documentos Necessários

RG e CPF.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registre caso identifique divergências entre a leitura indicada em sua conta e a leitura real do medidor.

Documentos Necessários

RG e CPF.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registre caso identifique variação de consumo brusca de consumo igual ou superior a 30% no consumo indicado em sua fatura. Observe antes de registrar esta reclamação se existem outros valores lançados na fatura.

Documentos Necessários

RG e CPF.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registre caso identifique que o faturamento ocorreu pelo custo de disponibilidade (mínimo da fase) e não houve alteração nos hábitos de consumo da Conta Contrato, na qual que geralmente o consumo é superior ao mínimo da fase.

Documentos Necessários

RG e CPF.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registre caso tenha recebido sua fatura em condições irregulares (rasurada, molhada, aberta, etc) ou caso não tenha recebido a fatura.

Documentos Necessários

RG e CPF.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato.

Prazo

05 dias úteis.

Definição

Registre caso tenha ocorrido suspensão de fornecimento indevida (sem aviso regulado, na unidade errada, com conta paga, etc).

Documentos Necessários

CPF, RG e comprovante de pagamento da fatura

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos

Definição

Registre caso discorde de forma total ou parcial de cobrança de consumo não registrado realizada após identificação de irregularidade na apuração dos consumos da unidade. Indique e comprove através de anexos todos os argumentos inseridos na sua reclamação. Será necessário anexar o(s) arquivo(s) com as alegações e comprovações.

Documentos Necessários

RG CPF e Carta defesa.

Carta defesa é um documento que deve ser redigido e assinado pelo cliente, informando o motivo dele achar que a cobrança do consumo não registrado é irregular.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registrar caso o serviço solicitado esteja pendente e fora do prazo de atendimento ou caso sua conclusão tenha ocorrido após o prazo.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registrar caso não esteja disponível agência de atendimento ou agente arrecadador. Observar que em algumas localidades há horário de funcionamento alternativo para ambos.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

05 dias úteis.

Definição

Registrar caso identifique alterações cadastrais incorretas e/ou não solicitadas.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registrar apenas em casos de instalações internas realizadas pela Cemar através do Programa Luz Para Todos, desde que não tenham sofrido alteração/intervenção por parte do usuário.

Segundo artigo 166 da Res. ANEEL nº 414/2010, “é de responsabilidade do consumidor, após o ponto de entrega, manter a adequação técnica e a segurança das instalações internas da Conta Contrato”.

Para as unidades consumidoras atendidas pelo Programa Luz Para Todos, o Manual de Operacionalização do PLPT (anexo à portaria nº 85/2009, do Ministério de Minas e Energia), prevê no item 7.1.2 que o agente executor (CEMAR) providencie um kit de instalação interna. Este kit consiste no fornecimento e instalação de um ponto de luz por cômodo até o limite de três pontos de luz, duas tomadas, condutores, lâmpadas e demais materiais necessários. Nestes casos, a instalação interna é de total responsabilidade do Agente Executor (CEMAR), devendo ser executada de forma a não oferecer risco de contato acidental com partes energizadas.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registrar caso identifique problemas na prestação de serviços da Companhia (má conduta, serviço mal feito, problemas no atendimento presencial, etc).

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

15 dias corridos.

Definição

Registrar ocorrências não previstas nas demais tipologias de reclamações, como por exemplo: fatura paga e não baixada, negativação, débito automático, serviço não solicitado pelo titular, notificações não entregues, danos morais, lucros cessantes, danos emergentes, pendências de compensação, entre outros.

Documentos Necessários

  • Cópia de comprovante de pagamento (para casos de reclamação de fatura paga e não baixada).

Em caso de reclamação por DANOS MORAIS, LUCROS CESSANTES OU DANOS EMERGENTES, deverá ser anexado a cópia:

  • Cópia da conta de energia;
  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de vínculo com a Conta Contrato, caso não seja o titular. Exemplo: contato de aluguel ou compra/venda, etc;
  • Anexar proposta de pagamento descrevendo em detalhe a perca dos alimentos/ morte de animal/ móveis;
  • Cópia do cartão da conta corrente, caso tenha;
  • No caso de perca de alimentos deverá enviar o laudo da vigilância sanitária e nota fiscal;
  • Em caso de morte de animal deverá enviar o laudo do veterinário e fotos;
  • E caso de incêndio, laudo do Corpo de Bombeiro.

Quem pode solicitar

Somente o titular da Conta Contrato (Negativação, Débito automático, Notificações não entregues, Danos morais e lucros cessantes ou danos emergentes, Serviço não solicitado pelo titular). Responsável pela Conta Contrato maior de idade (Fatura paga não baixada, Não compensação de serviço realizado fora do prazo, Outros motivos).

Prazo

05 dia úteis.

Definição

Registre caso estejam ocorrendo problemas de oscilação, flutuação ou variação de tensão de fornecimento de sua Conta Contrato.

Documentos Necessários

CPF e RG.

Quem pode solicitar.

Responsável pela Conta Contrato maior de idade.

Prazo

  • Realização da inspeção e realização das medições instantâneas: 20 dias.
  • Resultado com os valores de transgressão oriundos da medição 168h (1 semana), caso esta tenha sido necessário, ou pelo cliente ter solicitado, ou por ser identificada transgressão nas medições instantâneas: 30 dias.

Caso identificada a violação na medição 168 horas, os prazos para regularização serão:

  • 90 dias – Quando há a violação apenas do DRP (Duração Relativa da Transgressão de Tensão Precária)
  • 15 dias – Quando há a violação do DRC (Duração Relativa da Transgressão de Tensão Crítica)

Definição

Trata-se da possibilidade de reposição do equipamento elétrico danificado, instalado na unidade consumidora, na mesma condição de funcionamento anterior à ocorrência constatada no sistema elétrico ou, alternativamente, o ressarcimento em valor monetário equivalente ao que seria necessário pra fazê-lo retornar à referida condição, ou, ainda, substituição por equipamento equivalente.

Para efetuar o pedido de ressarcimento é necessário atender os seguintes requisitos:

  • Ser o titular ou representante legal da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
  • Solicitar o Ressarcimento em até 90 dias corridos , contados a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico;
  • Informar a data e horário provável da ocorrência do dano;
  • Relatar o problema apresentado pelo equipamento elétrico;
  • Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca e modelo;
  • Informar se atingiu outras residências/instalações;
  • Informar a existência no local de TV a cabo, Antena Parabólica ou Telefone;
  • Indicar um responsável e número de telefone, para retorno em caso de ausência;
  • Informar o telefone de contato;
  • Descrever a solução pretendida;
  • Descrever a forma de retorno da conclusão do processo: telefone, e-mail ou carta disponibilizada na agência de atendimento.

Após a realização do pedido, a reclamação pode ser acompanhada a qualquer momento em um dos nossos canais de atendimento: Agência de Atendimento ou pela Central de Atendimento 116.

  • O prazo máximo para resposta da reclamação é de até 15 (quinze) dias corridos.
  • O prazo máximo para realização da verificação em sua unidade consumidora é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da solicitação do ressarcimento. Esta verificação consiste na vistoria da unidade consumidora e dos equipamentos queimados. Somente será realizada a verificação dos equipamentos se forem encontradas ocorrências no sistema elétrico em referência à data reclamada da queima. Caso comprovado que não houve perturbação na data e hora aproximada para o dano entraremos em contato informando que não haverá a verificação.
  • Deve ser permitido o acesso ao equipamento e às instalações da unidade consumidora sempre que solicitado, sendo o impedimento de acesso, motivo para a distribuidora indeferir o ressarcimento.
  • Ressaltamos que no período do agendamento, os equipamentos reclamados não podem ser consertados, com exceção da geladeira ou outros equipamentos essenciais à vida, que podem ser consertados após abertura da reclamação, sendo que este fato não indica o compromisso de ressarcimento. O não cumprimento desta orientação poderá ser motivo de indeferimento do pedido.
  • Sendo seu pedido aceito, o prazo para o pagamento é de até 20 (vinte) dias corridos, contados a partir do resultado do pedido de Ressarcimento ou do vencimento do prazo de resposta, o que ocorrer primeiro.
  • Caso identificado que o cliente possui débitos vencidos, poderá ser deduzido das faturas o valor referente ao ressarcimento, havendo diferença o valor será pago de acordo com a opção do cliente. Se o valor do ressarcimento for menor que o débito, a conta será refaturada para ajustar o valor com o desconto de ressarcimento por danos elétricos na próxima fatura, conforme Art. 208, parágrafo único Inciso § 2º da resolução normativa N º 414/2010 da ANEEL. (Redação dada pela Resolução Normativa ANEEL nº 499, de 03.07.2012).

Reclamação sobre alteração de dados cadastrais

Reclamação sobre problemas de atendimento

Reclamação sobre cobrança por irregularidade

Danos Elétricos

Reclamação sobre custo de disponibilidade

Reclamação Sobre erro de leitura

Reclamação sobre entrega de fatura

Reclamação Sobre Faturas

Reclamação sobre indisponibilidade de agência de atendimento

Outras Reclamações

No caso de perca de alimentos deverá enviar o laudo da vigilância sanitária e nota fiscal

Em caso de morte de animal deverá enviar o laudo do veterinário e fotos

Reclamação sobre serviço fora do prazo

Reclamação sobre problemas internos na Conta Contrato

Reclamação sobre corte indevido

Reclamação sobre Tarifas

Reclamação sobre Tensão de Fornecimento

Atenção

  • Devido as características informadas, clique aqui para enviarmos uma equipe à sua Conta Contrato realizar uma verificação.

Reclamação sobre Variação de Consumo

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