Menino feliz soltando pipa

Papagaios e pipas

Papagaios e pipas devem ser empinados longe da rede elétrica. O atrito das linhas dos papagaios e pipas, principalmente aquelas que têm cerol, com os fios de alta tensão causam seu desgaste, rompimento e ocorrências de curtos-circuitos. Nunca tente recuperá-los quando enrolarem nos fios da rede elétrica.

Uso da tomada

Sempre que ligar um eletrodoméstico na tomada esteja calçado, principalmente se o chão estiver úmido ou molhado; segure na parte rígida isolante (plugue) e nunca no fio.

Mulher preocupada olhando para a tomada que tem um T

Uso de benjamim ou “T”

O benjamim não deve ser utilizado em caráter definitivo no dia a dia, pois pode sobrecarregar o circuito dando origem a princípios de incêndios, problemas nas instalações elétricas e danos aos equipamentos.

Menino falando para ficar longe do fio elétrico

Fios e cabos partidos

Nunca se aproxime de fios e cabos partidos, pois são muito perigosos. Em qualquer situação, não chegue perto, não toque e nem deixe os outros se aproximarem. Fique, também, longe de cercas de arame e portões de ferro que estiverem em contato com eles. Ligue 116 e avise a Cemar.

Homem tentando colocar uma antena no telhado de sua casa

Antenas de rádio e televisão

Instalar antenas próximas às redes elétricas é muito perigoso para quem efetua esta operação, pois pode provocar acidentes e danificar seus equipamentos.

Homem em uma escada assustado e cano encostado nos fios elétricos.

Construções e reformas

Andaimes, canos, barras de ferro, arames e outros materiais metálicos devem ficar longe das redes elétricas. Máquinas e guindastes próximos à rede elétrica devem ser operados com extrema segurança.

Não faça gato

Fazer gato é crime, é perigoso e pode causar acidentes fatais. Se descobrir algum, denuncie. Ligue Grátis 116.


Árvores próximas à rede elétrica

Quando uma árvore estiver muito próxima ou em contato com fios da rede elétrica, não suba nela, e jamais tente podá-la. Existe uma equipe da Cemar especializada em poda de árvores. Vá até uma de nossas agências e registre sua informação. Incluiremos em nosso plano de manutenção para efetuar a poda. O serviço é gratuito


Piso molhado

Para ajudar uma pessoa vítima de choque elétrico, a primeira coisa que você deve fazer é desligar o disjuntor ou a chave geral. Se isto não for possível, tente afastar a pessoa do condutor de energia usando objetos isolantes, como plásticos, sandálias de borracha e madeira seca. Chame um médico e inicie a prestação dos primeiros socorros.

Troca de lâmpadas

Dê preferência a lâmpadas fluorescentes compactas e circulares. E na hora de trocar as lâmpadas, segure na parte plástica e utilize calçado emborrachado.