Luz para todos

Atendendo às comunidades rurais do Estado, a CEMAR comemora os 323 mil domicílios atendidos por um Programa que envolve todas as diretorias e áreas da Companhia. Desde 2004, ano em que foi lançado, o Programa já beneficiou aproximadamente 1.600.000 (um milhão e seiscentos) de maranhenses.

Para Alinez Martins, Executiva de Expansão da CEMAR, presente desde a primeira ligação do PLPT, a conquista representa um grande marco não apenas para a história da CEMAR, mas para a história do Maranhão. Antes do Programa, menos de 85% dos maranhenses tinham acesso à energia elétrica.

Para a CEMAR é um orgulho participar e contribuir, como executora do Programa que está trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão. “Um dos momentos mais marcantes foi um episódio que me impactou profundamente, e me fez sentir maravilhada por ser uma das responsáveis por levar tamanha alegria para a tanta gente, foi quando um jovem rapaz correu atrás do nosso carro e me disse ‘nunca imaginei que a energia fosse um dia chegar aqui. Senhora, felicidade igual a essa, eu acho que só vou ter no céu!”, relata.

Augusto Miranda, presidente da CEMAR afirma que é um grande orgulho falar do PLPT. “Chegamos até essa marca histórica com muita dedicação e trabalho e vamos continuar avançando nessa última fase do Programa para que 100% do Maranhão seja atendido. Nossa grande alegria e satisfação é saber que estamos contribuindo para o conforto das famílias nessas comunidades rurais e desenvolvimento socioeconômico do Estado. Este é o nosso espírito e revela nosso compromisso de fazer, juntos, muito mais”, relata o Presidente.

Entendendo a execução do Programa Luz para Todos

O Programa Luz Para Todos é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras. A CEMAR é a agente executora do Programa que está trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão.

Esse Comitê Gestor é presidido pelo Ministério de Minas e Energia, representado pela Eletrobrás Eletronorte, e composto pelo Governo Estadual, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão FAMEM, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA, Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Maranhão - FETAEMA e CEMAR. O Comitê Gestor é responsável por todas as deliberações do programa, incluindo a relação de municípios e comunidades beneficiadas com o projeto.

Os recursos financeiros do programa são divididos entre os Governos Federal e CEMAR: 75% recursos do Governo Federal e 25% de recursos próprios da CEMAR (15% próprios e 10% como financiamento do Governo Federal). O controle do recebimento e aplicação desses recursos é rigoroso, feito pela Eletrobrás.

“Vale ressaltar que o consumidor não paga absolutamente nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de poder receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo 03 lâmpadas e 02 tomadas elétricas. O Programa foi prorrogado pelo governo federal e tem recursos garantidos para esta nova etapa que se estenderá até 2015, acrescentou Nierbeth Brito, gerente de expansão do sistema elétrico da CEMAR.