Nosso Perfil

O fornecimento de energia elétrica para atender à coletividade maranhense iniciou-se com a ULEM MANNAGEMENT COMPANY, companhia de origem norte-americana que gerava energia elétrica através de uma usina térmica a vapor. Essa atividade foi absorvida pela SERVIÇOS DE ÁGUA, ESGOTO, LUZ, TRAÇÃO E PRENSA DE ALGODÃO - SAELTPA.

Através da Lei Estadual n.º 1.609, de 14 de junho de 1958, foi criada a CENTRAIS ELÉTRICAS DO MARANHÃO - CEMAR, sendo autorizada a funcionar como empresa de energia elétrica pelo Decreto Federal n.º 46.999, de 12 de outubro de 1959, com o objetivo de produzir e distribuir energia elétrica em todo o Estado do Maranhão.

Em 1973, a CEMAR incorporou o acervo da Companhia de Eletrificação do Nordeste - CERNE, tornando-se a única concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica do Maranhão. No ano de 1975, a CEMAR absorveu da CHESF o sistema de sub-transmissão, abrangendo as linhas de transmissão e as sub-estações em 69.000 volts.

Pela Lei Estadual n.º 4.621 de 17 de dezembro de 1984, passou a denominar-se de COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO - CEMAR.

No ano 2000 a CEMAR passou pela primeira vez por um processo de privatização, sendo comprada do Governo do Estado do Maranhão, pela PP&L (Pennsylvania Power and Light Company). Em 2002 o grupo americano desistiu do negócio e deixou a CEMAR sob a intervenção do Governo Federal, através da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, no intuito de evitar que os problemas econômico-financeiros da Companhia afetassem a prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica aos consumidores do Maranhão.

Após dois anos sob intervenção da ANEEL, em 30 de abril de 2004, o controle acionário da Cemar foi transferido à SVM Participações e Empreendimentos Ltda - companhia controlada por fundos de private equity da GP Investimentos. Como parte do processo de reestruturação financeira da CEMAR, em abril de 2006, o controle acionário da empresa passou para a Equatorial Energia, primeira empresa com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, com sede em São Luís-MA. A Equatorial Energia tem como principal estratégia a expansão de sua operação de distribuição de energia nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Hoje a CEMAR é referência em modelo de gestão financeira e continua investindo em sua estrutura para atender cada vez melhor os seus clientes.

Para obter últimas informações sobre o assunto, clique aqui.

_

Conheça melhor a nossa área de atuação através de nossas Unidades de Negócios: